SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Movimento Roraimeira: contribuições interculturais e antropofágicas ao ensino de artes no estado de Roraima índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NUNES, Luciana Borre. Cenas etnográficas para entender representações de masculinidades na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.483-494. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/10.5902/1984644419555.

Neste texto, busca-se entender o processo de constituição de masculinidades a partir das interações entre um grupo de vinte crianças e as imagens presentes em seu cotidiano escolar. Apresentam-se os resultados da investigação de doutorado concluído em 2014, pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (Brasil). A perspectiva teórica está centrada nas discussões pós-estruturalistas dos estudos da cultura visual, educação, gênero e sexualidades. A metodologia de investigação percorreu um viés etnográfico com utilização de grupos focais, fotografias e diário de campo como instrumentos de produção de dados. O texto está organizado em duas partes: (1) cultura visual e possibilidades etnográficas em pesquisas com crianças e; (2) representações de masculinidades em sala de aula a partir dos estudos de gênero e sexualidades.

Palabras clave : Cultura Visual; Escola; Masculinidades; Etnografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )