SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Movimento Roraimeira: contribuições interculturais e antropofágicas ao ensino de artes no estado de Roraima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

NUNES, Luciana Borre. Cenas etnográficas para entender representações de masculinidades na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.483-494. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/10.5902/1984644419555.

Neste texto, busca-se entender o processo de constituição de masculinidades a partir das interações entre um grupo de vinte crianças e as imagens presentes em seu cotidiano escolar. Apresentam-se os resultados da investigação de doutorado concluído em 2014, pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (Brasil). A perspectiva teórica está centrada nas discussões pós-estruturalistas dos estudos da cultura visual, educação, gênero e sexualidades. A metodologia de investigação percorreu um viés etnográfico com utilização de grupos focais, fotografias e diário de campo como instrumentos de produção de dados. O texto está organizado em duas partes: (1) cultura visual e possibilidades etnográficas em pesquisas com crianças e; (2) representações de masculinidades em sala de aula a partir dos estudos de gênero e sexualidades.

Palavras-chave : Cultura Visual; Escola; Masculinidades; Etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )