SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Resilient teachers in precarious contexts: case studies in SpainSubject's constitution in teacher education: signification in everyday practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PIN, Silvana Aparecida; NOGARO, Arnaldo  and  WEYH, Cênio Back. Formação de professores na perspectiva freireana: dizer o mundo e aprender/ensinar o mundo. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.553-565. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417994.

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir do pensamento de Freire, a fim de perceber indicativos que levem o educador a desenvolver uma educação libertadora por meio da práxis transformadora. A pesquisa realizada foi de caráter bibliográfico. Destaca-se a educação dialógica e a práxis social como desafios permanentes ao educador que deseja colaborar para uma transformação do mundo a partir de sua prática pedagógica. O algo a mais que o professor precisa para uma metodologia exitosa é sua própria libertação e seu trabalho na libertação de seus educandos. Para isso, ele conta com o poder da palavra, não apenas a palavra falada, mas a que se pode usar de muitas formas, como instrumento essencial no ensino/ aprendizagem para dizer e transformar o mundo

Keywords : Educação Dialógica; Paulo Freire; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )