SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Teacher training in freire's perspective: saying the world and learning/teaching the worldPedagogical formation in teaching degree courses: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MOLON, Susana Inês. Constituição do sujeito na formação de professores: significação nas práticas cotidianas. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.567-578. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415506.

Este trabalho discute noções de sujeito, experiência, processos de significação e práticas cotidianas. Partindo da concepção de que o sujeito é constituído nas e pelas mediações semióticas, implicados na dimensão histórica e cultural, sem perder a singularidade e focando os processos de significação, realizou-se a análise de entrevistas com seis professores a partir das contribuições de Bakhtin, Thompson e Vygotsky. As análises evidenciam que os processos de se constituir professores são perpassados pela formação inicial; pela formação continuada; pela atuação docente nas experiências em sala de aula por meio do vínculo entre teoria e prática; e pelas mudanças na prática pedagógica. Além disso, estão presentes escolhas e valores, individuais e coletivos, que expressam questões de gênero e de classe social na formação inicial e continuada de professores.

Keywords : Constituição do Sujeito; Processos de Significação; Formação Continuada de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )