SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Formação de professores na perspectiva freireana: dizer o mundo e aprender/ensinar o mundoFormação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MOLON, Susana Inês. Constituição do sujeito na formação de professores: significação nas práticas cotidianas. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.567-578. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415506.

Este trabalho discute noções de sujeito, experiência, processos de significação e práticas cotidianas. Partindo da concepção de que o sujeito é constituído nas e pelas mediações semióticas, implicados na dimensão histórica e cultural, sem perder a singularidade e focando os processos de significação, realizou-se a análise de entrevistas com seis professores a partir das contribuições de Bakhtin, Thompson e Vygotsky. As análises evidenciam que os processos de se constituir professores são perpassados pela formação inicial; pela formação continuada; pela atuação docente nas experiências em sala de aula por meio do vínculo entre teoria e prática; e pelas mudanças na prática pedagógica. Além disso, estão presentes escolhas e valores, individuais e coletivos, que expressam questões de gênero e de classe social na formação inicial e continuada de professores.

Palabras clave : Constituição do Sujeito; Processos de Significação; Formação Continuada de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )