SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Subject's constitution in teacher education: signification in everyday practicesTeacher-heroine in the film Verônica: addressing, identification and social conformity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

RESENDE, Helder Canto et al. Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.593-603. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423373.

Na preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Além da análise do Projeto Pedagógico de curso e da matriz curricular, foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos do curso. Os resultados mostraram que a formação docente não é a missão primeira do curso e que as disciplinas de formação pedagógica são insuficientes para garantir a formação sólida que o professor precisa para atuar em sala de aula.

Keywords : Formação de Professores; Formação Pedagógica; Licenciatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )