SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Constituição do sujeito na formação de professores: significação nas práticas cotidianasA professora-heroína no filme Verônica: endereçamento, identificação e conformismo social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

RESENDE, Helder Canto et al. Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.593-603. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423373.

Na preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Além da análise do Projeto Pedagógico de curso e da matriz curricular, foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos do curso. Os resultados mostraram que a formação docente não é a missão primeira do curso e que as disciplinas de formação pedagógica são insuficientes para garantir a formação sólida que o professor precisa para atuar em sala de aula.

Palabras clave : Formação de Professores; Formação Pedagógica; Licenciatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )