SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Constituição do sujeito na formação de professores: significação nas práticas cotidianasA professora-heroína no filme Verônica: endereçamento, identificação e conformismo social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

RESENDE, Helder Canto et al. Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.593-603. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423373.

Na preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Além da análise do Projeto Pedagógico de curso e da matriz curricular, foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos do curso. Os resultados mostraram que a formação docente não é a missão primeira do curso e que as disciplinas de formação pedagógica são insuficientes para garantir a formação sólida que o professor precisa para atuar em sala de aula.

Palavras-chave : Formação de Professores; Formação Pedagógica; Licenciatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )