SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Pedagogical formation in teaching degree courses: a case studyThe characterization of teaching as a set of techniques for intervention in learning: a critical analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. A professora-heroína no filme Verônica: endereçamento, identificação e conformismo social. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.605-615. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418995.

Este artigo realiza uma análise do filme Verônica, de 2009, que apresenta uma professora da rede pública do Rio de Janeiro como heroína. A partir da análise crítica do discurso, proposta por Fairclough (2001), e aplicada a filmes neste trabalho, abordam-se as caracterizações da professora e do enredo do filme, com o objetivo de discutir questões relacionadas a estratégias de endereçamento e identificação voltadas a professores-espectadores. Como também de relacionar tais estratégias às práticas sociais do produtor e dos patrocinadores da obra. A partir da análise realizada, observou-se que o conformismo social foi um dos principais valores a ser endereçado/identificado aos/pelos professores -espectadores, tal como a reiteração de práticas negativas relativas à docência. Concluindo-se, ao final, que o heroísmo da professora nada tem a ver com a escola ou a educação.

Keywords : Verônica - O Filme; Professora-Heroína; Endereçamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )