SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3La caracterización de la enseñanza como conjunto de técnicas para intervenir en los aprendizajes: un análisis críticoEducação Física, formação inicial de professores e o mercado de trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DOTTO, Bruna Camila. A educação socioambiental como tema gerador a partir do lugar de vivência. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.631-643. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417438.

Inúmeras discussões em diferentes escalas são trazidas à tona para tentar solucionar os graves problemas sociambientais que afligem toda a humanidade. O uso inadequado dos recursos naturais traz consigo graves problemas socioambientais que atingem todos os segmentos da sociedade. A educação é uma ferramenta que tem por objetivo a invocação e a sensibilização para a mudança, mudanças de comportamentos, de atos e de relações sociais. A Educação Ambiental está inserida em diferentes espaços de aprendizagem formal e informal, mas ainda é abordada com timidez. Assim, faz-se necessário que o currículo escolar seja repensado buscando desenvolver práticas pedagógicas ambientalizadas que abordem questões a partir do local de vivência do aluno. Para isso, propõem-se que a Educação Ambiental seja trabalhada como um tema gerador na perspectiva da abordagem educacional freireana.

Palabras clave : Currículo; Educação Ambiental; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )