SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Physical education, initial teacher training and the labour marketConceptions and practices in the teaching of English reading in high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

THIES, Vania Grim; PERES, Eliane Teresinha  and  MONKS, Joseane Cruz. Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006). Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.657-670. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417694.

Este artigo tem como objetivo principal apresentar e problematizar alguns títulos de livros destinados ao processo inicial de ensino da leitura e da escrita, destacando algumas palavras e expressões recorrentes em uma amostra escolhida para análise. Os livros analisados fazem parte do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES), ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. A análise, cujo referencial teóricometodológico baseia-se em estudos do Círculo de Bakhtin, abrange os anos de 1950 até meados dos anos 2000. O estudo mostra que os títulos destes livros indicam os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização e as expectativas do que é alfabetizar-se e ser "alfabetizando" em diferentes momentos históricos.

Keywords : História da Alfabetização; Ensino da Leitura e da escrita; Livros e Cartilhas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )