SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Educação Física, formação inicial de professores e o mercado de trabalhoConcepções e práticas no ensino de leitura em inglês no ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

THIES, Vania Grim; PERES, Eliane Teresinha  y  MONKS, Joseane Cruz. Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006). Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.657-670. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417694.

Este artigo tem como objetivo principal apresentar e problematizar alguns títulos de livros destinados ao processo inicial de ensino da leitura e da escrita, destacando algumas palavras e expressões recorrentes em uma amostra escolhida para análise. Os livros analisados fazem parte do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES), ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. A análise, cujo referencial teóricometodológico baseia-se em estudos do Círculo de Bakhtin, abrange os anos de 1950 até meados dos anos 2000. O estudo mostra que os títulos destes livros indicam os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização e as expectativas do que é alfabetizar-se e ser "alfabetizando" em diferentes momentos históricos.

Palabras clave : História da Alfabetização; Ensino da Leitura e da escrita; Livros e Cartilhas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )