SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Educação Física, formação inicial de professores e o mercado de trabalhoConcepções e práticas no ensino de leitura em inglês no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

THIES, Vania Grim; PERES, Eliane Teresinha  e  MONKS, Joseane Cruz. Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006). Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.657-670. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417694.

Este artigo tem como objetivo principal apresentar e problematizar alguns títulos de livros destinados ao processo inicial de ensino da leitura e da escrita, destacando algumas palavras e expressões recorrentes em uma amostra escolhida para análise. Os livros analisados fazem parte do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES), ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. A análise, cujo referencial teóricometodológico baseia-se em estudos do Círculo de Bakhtin, abrange os anos de 1950 até meados dos anos 2000. O estudo mostra que os títulos destes livros indicam os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização e as expectativas do que é alfabetizar-se e ser "alfabetizando" em diferentes momentos históricos.

Palavras-chave : História da Alfabetização; Ensino da Leitura e da escrita; Livros e Cartilhas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )