SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Jogos, patrimônio cultural e ensino de históriaConcordância verbal na escola: pela superação do ensino puramente gramatical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ROCHA, Jose Geraldo da; LIMA, Jacqueline Pinheiro  e  ROCHA, Marcos Porto. Intolerância religiosa em escolas públicas no Rio de Janeiro. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.709-718. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422100.

A promulgação da Lei no 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e determinou a inclusão, no currículo da educação básica pública e privada do país, da Historia e Cultura Afro brasileira e Africana. Isto foi considerado como uma grande conquista na luta contra o racismo e a intolerância religiosa nas escolas públicas, contudo sua implementação enfrenta diversos obstáculos nos sistemas educacionais e no ambiente escolar. As situações conflituosas relativas à religião nas escolas brasileiras envolvem questões vinculadas à trajetória e convicções pessoais de educandos, familiares, profissionais da educação, bem como à ação de entidades religiosas, à postura e concepções de gestores e gestoras e às reações de cada um destes às novas propostas.

Palavras-chave : Educação; Ensino Religioso; Intolerância; Discriminação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )