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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SOUZA, Gleiciane Nunes; CORREIA, Alessandra Mustafa Silva  y  LIMA, Hadhianne Peres. Concordância verbal na escola: pela superação do ensino puramente gramatical. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.719-730. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418924.

O objetivo deste artigo é fomentar a discussão sobre as variações da língua no que tange às ocorrências da concordância verbal. Para tanto apresentamos uma abordagem a partir da gramática normativa em oposição à gramática moderna, bem como a maneira com que esta temática se mostra nos livros didáticos do ensino fundamental, enfocando a visão variacionista da língua, segundo a qual as regras de concordância são variáveis e podem ser concretizadas ou não em função de diferentes e diversos fatores linguísticos e extralinguísticos. Por fim, apresentaremos ainda sugestões de atividades que possibilitam esta discussão em sala de aula, visando proporcionar ao aluno uma aprendizagem em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles pautados nos ensinos da gramática normativa ou na sociolinguística variacionista.

Palabras clave : Concordância Verbal; Livro Didático; Variação Linguística.

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