SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Intolerância religiosa em escolas públicas no Rio de JaneiroAs práticas discursivas do banco mundial: políticas educacionais na América Latina e no Caribe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SOUZA, Gleiciane Nunes; CORREIA, Alessandra Mustafa Silva  e  LIMA, Hadhianne Peres. Concordância verbal na escola: pela superação do ensino puramente gramatical. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.719-730. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418924.

O objetivo deste artigo é fomentar a discussão sobre as variações da língua no que tange às ocorrências da concordância verbal. Para tanto apresentamos uma abordagem a partir da gramática normativa em oposição à gramática moderna, bem como a maneira com que esta temática se mostra nos livros didáticos do ensino fundamental, enfocando a visão variacionista da língua, segundo a qual as regras de concordância são variáveis e podem ser concretizadas ou não em função de diferentes e diversos fatores linguísticos e extralinguísticos. Por fim, apresentaremos ainda sugestões de atividades que possibilitam esta discussão em sala de aula, visando proporcionar ao aluno uma aprendizagem em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles pautados nos ensinos da gramática normativa ou na sociolinguística variacionista.

Palavras-chave : Concordância Verbal; Livro Didático; Variação Linguística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )