SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Concordância verbal na escola: pela superação do ensino puramente gramatical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Andréa Villela Mafra da. As práticas discursivas do banco mundial: políticas educacionais na América Latina e no Caribe. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.731-740. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418036.

Neste trabalho, utiliza-se como referencial teórico e metodológico a Análise Crítica do Discurso formulada por Norman Fairclough para caracterizar as práticas discursivas nas quais a publicação mais recente do Banco Mundial se inscreve. Trata-se do livro Professores Excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe de autoria de Barbara Bruns, Javier Luque e outros colaboradores. Essa publicação trata do desempenho dos professores da educação básica na América Latina e no Caribe e, como decorrência, busca compartilhar as políticas de formação docente que estão sendo implementadas nesses locais. A conclusão da pesquisa é que os baixos padrões para o ingresso no magistério têm produzido resultados inexpressivos na educação.

Palabras clave : Banco Mundial; Políticas Educacionais; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )