SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1La desaparición - o tal vez no - de la educación de personas adultas. El caso de AndalucíaPráticas curriculares em uma escola de ensino médio no estado da Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VIEIRA, Maria Clarisse  y  CRUZ, Karla Nascimento. A produção sobre a educação da mulher na educação de jovens e adultos. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.45-56. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644420116.

Este artigo analisa a produção acadêmica dos estudos de gênero no âmbito da educação de mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, é traçado um panorama histórico da educação da mulher na sociedade brasileira e na EJA. Em seguida, discute-se os resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada nos últimos dez anos em periódicos da área de educação e no GT 18 (Educação de Pessoas Jovens e Adultos) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Buscou-se extrair da leitura desses trabalhos as abordagens teórico-metodológicas e as conclusões dos artigos. As produções mostram a sala de aula como espaço de perpetuação das desigualdades educacionais de gênero, destacando as trajetórias, bem como dificuldades de acesso e permanência das mulheres na alfabetização e educação de jovens e adultos.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Gênero; Educação de Mulheres.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )