SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Práticas curriculares em uma escola de ensino médio no estado da BahiaUma intervenção sobre a escrita acadêmica: o que dizem as estudantes de Pedagogia à distância? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ZITKOSKI, Jaime José. Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadã. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.73-84. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644420447.

O estudo analisa, através de pesquisa bibliográfica, os desafios que hoje se colocam aos Movimentos Sociais Populares na América Latina para construirmos novas formas de organização das lutas sociais. No atual contexto, um dos maiores desafios para os povos latino-americanos é resistir frente à intensa desmobilização das pautas sociais imposta pela globalização hegemônica. Despontam com mais força as pautas conservadoras, que revelam os interesses do poder econômico das instituições financeiras, aliando a mídia com o mercado, impondo uma agenda política em plano internacional. Mas nenhum poder, por mais fortemente estruturado que seja, é absoluto. Assim, o objetivo do artigo é evidenciar que o atual momento da América Latina é importante pelas experiências políticas que estão apresentando alternativas de democracia participativa e, igualmente, na produção da vida via outras economias.

Palabras clave : Educação Popular; Movimentos Sociais; América Latina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )