SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadãMacro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CASTRO, Rafael Fonseca de  e  DAMIANI, Magda Floriana. Uma intervenção sobre a escrita acadêmica: o que dizem as estudantes de Pedagogia à distância?. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.85-98. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422337.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da expressão escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. Durante sete semestres, foram realizadas quatro intervenções e minucioso acompanhamento de seus textos. Os dados foram coletados via análise documental, questionário e entrevista. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram intencionalmente selecionadas três para o seguimento da pesquisa. Neste recorte, são descritas as intervenções e apresentados elementos relativos às impressões das acadêmicas sobre as mesmas. Segundo elas: o curso de Pedagogia pouco trabalhou conceitos de língua portuguesa e de produção textual; sentiam-se motivadas ao trabalharem com os conteúdos propostos nas intervenções; receberam positivamente as intervenções e; segundo as próprias e de acordo as análises de seus textos, é possível atestar o aprimoramento efetivo de suas produções textuais.

Palavras-chave : Intervenção; Escrita Acadêmica; Pedagogia à Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )