SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Uma intervenção sobre a escrita acadêmica: o que dizem as estudantes de Pedagogia à distância?Arte y vida en Deleuze: formación estética y políticas de lo sensible índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NASCENTE, Renata Maria Moschen; CONTI, Celso Luiz Aparecido  y  LIMA, Emília Freitas de. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.99-111. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424524.

O objetivo é analisar as visões de um grupo de diretoras acerca dos efeitos das avaliações externas no cotidiano escolar, que expressavam as formas pelas quais elas se apropriavam dessas macro regulações, traduzindo- as em micro regulações que compunham a organização de suas escolas. O texto se baseia em uma pesquisa qualitativa e exploratória realizada com 65 diretoras de escolas públicas do estado de São Paulo. O instrumento foi um questionário on line respondido quando as diretoras estavam participando de um curso de especialização oferecido por uma universidade pública, em convênio com o MEC, na Modalidade a Distância. A tematização dos dados evidenciou que as micro regulações podem ter um caráter de resistência, ampliando o escopo da autonomia da escola, ou, ao contrário, reacionário, fortalecendo a lógica das regulações externas.

Palabras clave : Avaliações Externas; Diretoras de Escola; Micro Regulações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )