SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Uma intervenção sobre a escrita acadêmica: o que dizem as estudantes de Pedagogia à distância?Arte y vida en Deleuze: formación estética y políticas de lo sensible índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

NASCENTE, Renata Maria Moschen; CONTI, Celso Luiz Aparecido  e  LIMA, Emília Freitas de. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.99-111. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424524.

O objetivo é analisar as visões de um grupo de diretoras acerca dos efeitos das avaliações externas no cotidiano escolar, que expressavam as formas pelas quais elas se apropriavam dessas macro regulações, traduzindo- as em micro regulações que compunham a organização de suas escolas. O texto se baseia em uma pesquisa qualitativa e exploratória realizada com 65 diretoras de escolas públicas do estado de São Paulo. O instrumento foi um questionário on line respondido quando as diretoras estavam participando de um curso de especialização oferecido por uma universidade pública, em convênio com o MEC, na Modalidade a Distância. A tematização dos dados evidenciou que as micro regulações podem ter um caráter de resistência, ampliando o escopo da autonomia da escola, ou, ao contrário, reacionário, fortalecendo a lógica das regulações externas.

Palavras-chave : Avaliações Externas; Diretoras de Escola; Micro Regulações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )