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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BARONI, Vivian. Por um outro princípio da realidade: o sentido formativo da estética em H. Marcuse. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.123-133. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418912.

Tendo por base a filosofia de Herbert Marcuse, o presente artigo objetiva demonstrar a possibilidade de superação do princípio da realidade por meio dos pressupostos fornecidos pela educação estética. Centrada na formação do sujeito como um todo, a educação estética de Marcuse aproxima-se do conceito de Bildung, focando-se na tarefa de trazer de volta à racionalidade moderna as dimensões humanísticas que foram bloqueadas pelo processo da racionalização instrumental. Ao rechaçar a lógica competitiva e dar ênfase à libertação instintual, a educação estética seria capaz ainda de fomentar uma nova estrutura da experiência, que modificaria de modo essencial a relação dos indivíduos com os objetos e com o meio. Desse modo, a educação estética poderia projetar uma tecnologia livre para a realização do seu telos original: a preservação da vida.

Palabras clave : Marcuse; Princípio da Realidade; Educação Estética.

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