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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes. Sociologia da infância e educação infantil: à procura de um diálogo. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.149-161. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424418.

Este artigo tem por objetivo estabelecer aproximações entre os campos da Sociologia da Infância e da Educação Infantil, apontando elementos a serem contemplados na formulação de propostas pedagógicas para esse nível de ensino. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, são apresentados conceitos da Sociologia da Infância a partir de autores como Corsaro (1997, 2002), Jenks (2002), Qvortrup (1993, 1994), Sarmento (2003, 2005, 2007), e tecida reflexão sobre uma proposta pedagógica para a Educação Infantil. A Sociologia da Infância configura- se como campo de estudos que percebe a infância como categoria social, e a criança como produtora de cultura. Essas concepções podem contribuir para a construção de projetos e práticas nas instituições de Educação Infantil que considerem as especificidades da infância e a criança enquanto agente.

Palavras-chave : Sociologia da Infância; Educação Infantil; Proposta Pedagógica.

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