SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Sociologia da infância e educação infantil: à procura de um diálogoA disciplina Ensino Religioso: história, legislação e práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VICENTINI, Dayanne  y  BARROS, Marta Silene Ferreira. A humanização da criança na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.163-176. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423681.

O presente estudo tem como objetivo discutir o processo de humanização da criança na educação infantil a partir da concepção dos professores, sob a perspectiva materialista dialética e Histórico-Cultural. Procuramos responder a seguinte indagação: qual é o papel da escola infantil no processo de humanização da criança? Via de regra, as instituições de ensino infantil inseridas no contexto capitalista, acabam por perpetuar ideologias conservadoras, formando o indivíduo unilateral a serviço do mercado de trabalho. Para a realização da pesquisa, utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados, a fim de conhecer a concepção do professor sobre o papel da escola na humanização das crianças. Diante disso, acredita-se que a formação omnilateral da criança pequena, suas experiências e interação com o outro ao longo do seu processo de desenvolvimento, possibilitará o acesso ao conhecimento elaborado e à apropriação das máximas qualidades humanas.

Palabras clave : Educação Infantil; Desenvolvimento; Humanização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )