SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1A humanização da criança na educação infantil: implicações da teoria histórico-culturalLa educación en Colombia: mujeres en la escuela normal de institutoras de Bolívar (1903-1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SEPULVEDA, Denize  y  SEPULVEDA, José Antonio. A disciplina Ensino Religioso: história, legislação e práticas. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.177-190. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422301.

Este é um trabalho de análise documental que se baseou quase que exclusivamente em fontes primárias, e teve como referência teórica o conceito de campo de Pierre Bourdieu. Este estudo fez uso das legislações referentes à legalidade do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. Como recorte temporal, atende ao período de 1930 a 2010. Observa-se que a presença compulsória do ensino religioso no currículo das escolas públicas brasileiras demonstra que Estado e Igreja, historicamente, se reforçam mutuamente, gerando com isso tensões e conflitos por fragilizar a laicidade do Estado e a autonomia do campo educacional. O estudo conclui reconhecendo que no contexto atual a laicidade nas instituições escolares é condição fundamental para a efetivação de uma educação emancipadora que possibilite a implementação da democracia nesses espaços.

Palabras clave : Ensino Religioso; Legislação; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )