SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Education in Colombia: women in the normal school of Bolivar (1903-1930)Narratives of life and training of teachers gays: (auto) biographical about the weird that lives in me author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MOTA, Fernanda. O ensino e a pesquisa em filosofia da educação: um dilema histórico e uma alternativa contemporânea. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.215-225. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644425125.

O presente artigo tem por objetivo investigar a questão relativa ao predomínio filosófico ou pedagógico no ensino da disciplina filosofia da educação e apresentar alguns aspectos de variantes propositivas de superação do referido dilema no âmbito do campo filosófico-educacional brasileiro contemporâneo. No intuito de contribuir para posteriores discussões sobre tal tema, bem como buscar novos sentidos para o ensino de Filosofia da Educação, nos amparamos em referenciais teóricos como: Albuquerque (1998; 2010), Tomazetti (2003; 2010), Valle; Kohan (2004), Tadeu e Kohan (2005), Gallo (2008), Pagni (2008; 2011; 2013), Deleuze; Guattari (2010), Deleuze (2010; 2011), dentre outros. Após a exposição do histórico dilema entre o domínio filosófico e o domínio pedagógico que permeia o ensino e a pesquisa no campo da filosofia da educação no Brasil, indicamos algumas recentes experimentações, inspiradas nos escritos de Gilles Deleuze e Michel Foucault, como uma alternativa para a superação desse problema.

Keywords : Filosofia da Educação; Ensino; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )