SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1La educación en Colombia: mujeres en la escuela normal de institutoras de Bolívar (1903-1930)Narrativas de vida e formação de professores gays: (auto) biográficas acerca do estranho que habita em mim índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MOTA, Fernanda. O ensino e a pesquisa em filosofia da educação: um dilema histórico e uma alternativa contemporânea. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.215-225. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644425125.

O presente artigo tem por objetivo investigar a questão relativa ao predomínio filosófico ou pedagógico no ensino da disciplina filosofia da educação e apresentar alguns aspectos de variantes propositivas de superação do referido dilema no âmbito do campo filosófico-educacional brasileiro contemporâneo. No intuito de contribuir para posteriores discussões sobre tal tema, bem como buscar novos sentidos para o ensino de Filosofia da Educação, nos amparamos em referenciais teóricos como: Albuquerque (1998; 2010), Tomazetti (2003; 2010), Valle; Kohan (2004), Tadeu e Kohan (2005), Gallo (2008), Pagni (2008; 2011; 2013), Deleuze; Guattari (2010), Deleuze (2010; 2011), dentre outros. Após a exposição do histórico dilema entre o domínio filosófico e o domínio pedagógico que permeia o ensino e a pesquisa no campo da filosofia da educação no Brasil, indicamos algumas recentes experimentações, inspiradas nos escritos de Gilles Deleuze e Michel Foucault, como uma alternativa para a superação desse problema.

Palabras clave : Filosofia da Educação; Ensino; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )