SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Teaching and research in philosophy of education: a historical dilemma and a contemporary alternative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

RIOS, Pedro Paulo Souza; BARROS, Edonilce Rocha  and  VIEIRA, Andre Ricardo Lucas. Narrativas de vida e formação de professores gays: (auto) biográficas acerca do estranho que habita em mim. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.227-239. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424915.

O presente estudo tem por objetivo analisar, por meio de narrativas (auto)biográficas, as histórias de vida de professores homossexuais, na tentativa de compreender as nuances dos processos formativos implicados na história de vida e formação dos mesmos. Compreendemos assim, que as narrativas (auto)biográficas, enquanto perspectiva epistemológica, se apresentam como um instrumento rico de auto formação, uma vez que o ambiente escolar deve se constituir em um espaço e em uma educação menos desigual, mais humanizadora e que potencialize as habilidades humanas. Conhecer aspectos do percurso da vida pessoal e profissional construídos pelos professores foi uma experiência singular. Compreendemos assim, que as narrativas (auto)biográficas, enquanto perspectiva epistemológica, se apresentam num instrumento rico de auto formação, uma vez que o ambiente escolar deve se constituir em um espaço formativo de respeitos às diferenças.

Keywords : Homossexualidade; Formação de Professores; Narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )