SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1O ensino e a pesquisa em filosofia da educação: um dilema histórico e uma alternativa contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

RIOS, Pedro Paulo Souza; BARROS, Edonilce Rocha  y  VIEIRA, Andre Ricardo Lucas. Narrativas de vida e formação de professores gays: (auto) biográficas acerca do estranho que habita em mim. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.227-239. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424915.

O presente estudo tem por objetivo analisar, por meio de narrativas (auto)biográficas, as histórias de vida de professores homossexuais, na tentativa de compreender as nuances dos processos formativos implicados na história de vida e formação dos mesmos. Compreendemos assim, que as narrativas (auto)biográficas, enquanto perspectiva epistemológica, se apresentam como um instrumento rico de auto formação, uma vez que o ambiente escolar deve se constituir em um espaço e em uma educação menos desigual, mais humanizadora e que potencialize as habilidades humanas. Conhecer aspectos do percurso da vida pessoal e profissional construídos pelos professores foi uma experiência singular. Compreendemos assim, que as narrativas (auto)biográficas, enquanto perspectiva epistemológica, se apresentam num instrumento rico de auto formação, uma vez que o ambiente escolar deve se constituir em um espaço formativo de respeitos às diferenças.

Palabras clave : Homossexualidade; Formação de Professores; Narrativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )