Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
NICOLIELO, Maria Elisa; SOMMERHALDER, Aline y ALVES, Fernando Donizete. Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vida. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.285-298. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644422271.
O artigo resulta de uma pesquisa acadêmica concluída cujo objetivo foi conhecer e compreender o que crianças ensinam e aprendem na prática social de brincar na educação infantil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve observação participante, com registros em diário de campo, dos momentos de brincadeira livre de 14 crianças com idade média de três anos e sua professora, em uma sala de educação infantil pública. Realizou-se a discussão na perspectiva qualitativa, à luz do referencial teórico, a partir de três eixos de análise. Os resultados revelaram que ao brincarem juntas, as crianças experienciaram momentos de partilha e negociação de brinquedos e brincadeiras, fortaleceram laços de amizade, manifestaram preferências e ideias, construíram estratégias para a dinâmica da brincadeira, vivenciando oportunidades de formação para a vida.
Palabras clave : Primeira Infância; Brincar; Relações Sociais.