SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Paisagens de Aprendizagem: acampamentos norteamericanos de verão e suas possibilidades educacionaisFormação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NICOLIELO, Maria Elisa; SOMMERHALDER, Aline  y  ALVES, Fernando Donizete. Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vida. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.285-298. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422271.

O artigo resulta de uma pesquisa acadêmica concluída cujo objetivo foi conhecer e compreender o que crianças ensinam e aprendem na prática social de brincar na educação infantil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve observação participante, com registros em diário de campo, dos momentos de brincadeira livre de 14 crianças com idade média de três anos e sua professora, em uma sala de educação infantil pública. Realizou-se a discussão na perspectiva qualitativa, à luz do referencial teórico, a partir de três eixos de análise. Os resultados revelaram que ao brincarem juntas, as crianças experienciaram momentos de partilha e negociação de brinquedos e brincadeiras, fortaleceram laços de amizade, manifestaram preferências e ideias, construíram estratégias para a dinâmica da brincadeira, vivenciando oportunidades de formação para a vida.

Palabras clave : Primeira Infância; Brincar; Relações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )