SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Play in childhood education as a cultural experience and formation for lifePopular education in Latin America and the social question: of inequality to the resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MACEDO, Marly; ROMANOWSKI, Joana Paulin  and  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Formação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docente. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.299-318. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427514.

Este artigo tem por objetivo analisar a Didática na formação inicial do professor no curso de Pedagogia em sua relação com a prática docente. Problematiza a Didática enquanto disciplina voltada à formação de professores articulada à prática docente. A metodologia é de abordagem qualitativa e a análise toma por base registros dos estudantes, coletados na autoavaliação da disciplina Didática do curso de Pedagogia de uma IES da cidade de Curitiba. Os aportes do estudos incluem Martins, Veiga, Romanowski, Santos e outros, que discutem a compreensão dessa disciplina e sua interlocução com a prática para a formação de professores. Os resultados mostram que a Didática possibilita aos estudantes a compreensão das situações de aprendizagens, tendo como ponto de partida a prática social problematizada a partir das vivências e experiências dos docentes e discentes da escola básica.

Keywords : Didática; Formação de professores; Curso de Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )