SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vidaEducação popular na América Latina e a questão social: da desigualdade à resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MACEDO, Marly; ROMANOWSKI, Joana Paulin  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Formação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docente. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.299-318. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427514.

Este artigo tem por objetivo analisar a Didática na formação inicial do professor no curso de Pedagogia em sua relação com a prática docente. Problematiza a Didática enquanto disciplina voltada à formação de professores articulada à prática docente. A metodologia é de abordagem qualitativa e a análise toma por base registros dos estudantes, coletados na autoavaliação da disciplina Didática do curso de Pedagogia de uma IES da cidade de Curitiba. Os aportes do estudos incluem Martins, Veiga, Romanowski, Santos e outros, que discutem a compreensão dessa disciplina e sua interlocução com a prática para a formação de professores. Os resultados mostram que a Didática possibilita aos estudantes a compreensão das situações de aprendizagens, tendo como ponto de partida a prática social problematizada a partir das vivências e experiências dos docentes e discentes da escola básica.

Palavras-chave : Didática; Formação de professores; Curso de Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )