SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Training teachers in initial actions embalo of teaching: possibilities for teaching autonomyResearch scene in polytechnic high schools integrated seminars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ROSA, Geraldo Antônio da  and  SILVA, Daniela Quadros da. Educação popular na América Latina e a questão social: da desigualdade à resistência. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.319-332. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424126.

Este estudo tem como temática central a educação popular no contexto latino-americano. O objetivo do trabalho é contextualizar a educação popular na América Latina evidenciando suas possíveis interfaces com a questão social em suas dimensões constitutivas: a desigualdade e também a resistência. Para alcançar tal objetivo, optou-se pela revisão bibliográfica, cabendo ressaltar que o trabalho se pauta pela perspectiva teórica histórico-crítica. Identifica-se na educação popular, emergente no contexto em foco, contribuições para a tomada de consciência e emancipação humana. Espera-se que as considerações aqui trazidas, ao não encerrarem o debate em torno da temática, possam contribuir para o estabelecimento de novas reflexões capazes de problematizar com maior propriedade nossa história e, por isso melhor compreender nosso presente e pensar nos limites e possibilidades para nosso futuro.

Keywords : Educação Popular; América Latina; Questão Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )