SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Formação inicial de professores no embalo das ações didáticas: possiblidades para a autonomia docentePanorama das pesquisas sobre seminário integrado no Ensino Médio Politécnico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ROSA, Geraldo Antônio da  e  SILVA, Daniela Quadros da. Educação popular na América Latina e a questão social: da desigualdade à resistência. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.319-332. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424126.

Este estudo tem como temática central a educação popular no contexto latino-americano. O objetivo do trabalho é contextualizar a educação popular na América Latina evidenciando suas possíveis interfaces com a questão social em suas dimensões constitutivas: a desigualdade e também a resistência. Para alcançar tal objetivo, optou-se pela revisão bibliográfica, cabendo ressaltar que o trabalho se pauta pela perspectiva teórica histórico-crítica. Identifica-se na educação popular, emergente no contexto em foco, contribuições para a tomada de consciência e emancipação humana. Espera-se que as considerações aqui trazidas, ao não encerrarem o debate em torno da temática, possam contribuir para o estabelecimento de novas reflexões capazes de problematizar com maior propriedade nossa história e, por isso melhor compreender nosso presente e pensar nos limites e possibilidades para nosso futuro.

Palavras-chave : Educação Popular; América Latina; Questão Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )