SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Popular education in Latin America and the social question: of inequality to the resistanceMulticultural theory in academic work and its relation with pedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FIRME, Márcia Von Frühauf  and  GALIAZZI, Maria do Carmo. Panorama das pesquisas sobre seminário integrado no Ensino Médio Politécnico. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.333-346. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644425061.

O presente artigo apresenta o que se mostra nos estudos desenvolvidos sobre Seminário Integrado. Para esta pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológico-hermenêutica, foi utilizada a análise textual discursiva de dissertações e teses produzidas em cursos de Pós-Graduação, no Rio Grande do Sul, no período de 2012 a 2016, resultando três categorias: Ensino Médio Politécnico: limites e possibilidades; Seminário Integrado: um espaço para a pesquisa e construção da autonomia; Ser professor de Seminário Integrado: espaço para ressignificar a pesquisa em sala de aula e a docência no coletivo. O Seminário Integrado mostrou-se relevante para o desenvolvimento da pesquisa na escola de Educação Básica, constituindo um espaço privilegiado nas escolas, de construção coletiva e de produção de conhecimento, embora ainda trabalhado isoladamente por alguns professores.

Keywords : Seminário integrado; Pesquisa; Autonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )