SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Educação popular na América Latina e a questão social: da desigualdade à resistênciaTeoria multicultural em trabalhos acadêmicos e sua relação com as práticas pedagógicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FIRME, Márcia Von Frühauf  y  GALIAZZI, Maria do Carmo. Panorama das pesquisas sobre seminário integrado no Ensino Médio Politécnico. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.333-346. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644425061.

O presente artigo apresenta o que se mostra nos estudos desenvolvidos sobre Seminário Integrado. Para esta pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológico-hermenêutica, foi utilizada a análise textual discursiva de dissertações e teses produzidas em cursos de Pós-Graduação, no Rio Grande do Sul, no período de 2012 a 2016, resultando três categorias: Ensino Médio Politécnico: limites e possibilidades; Seminário Integrado: um espaço para a pesquisa e construção da autonomia; Ser professor de Seminário Integrado: espaço para ressignificar a pesquisa em sala de aula e a docência no coletivo. O Seminário Integrado mostrou-se relevante para o desenvolvimento da pesquisa na escola de Educação Básica, constituindo um espaço privilegiado nas escolas, de construção coletiva e de produção de conhecimento, embora ainda trabalhado isoladamente por alguns professores.

Palabras clave : Seminário integrado; Pesquisa; Autonomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )