Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
FIRME, Márcia Von Frühauf y GALIAZZI, Maria do Carmo. Panorama das pesquisas sobre seminário integrado no Ensino Médio Politécnico. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.333-346. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644425061.
O presente artigo apresenta o que se mostra nos estudos desenvolvidos sobre Seminário Integrado. Para esta pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológico-hermenêutica, foi utilizada a análise textual discursiva de dissertações e teses produzidas em cursos de Pós-Graduação, no Rio Grande do Sul, no período de 2012 a 2016, resultando três categorias: Ensino Médio Politécnico: limites e possibilidades; Seminário Integrado: um espaço para a pesquisa e construção da autonomia; Ser professor de Seminário Integrado: espaço para ressignificar a pesquisa em sala de aula e a docência no coletivo. O Seminário Integrado mostrou-se relevante para o desenvolvimento da pesquisa na escola de Educação Básica, constituindo um espaço privilegiado nas escolas, de construção coletiva e de produção de conhecimento, embora ainda trabalhado isoladamente por alguns professores.
Palabras clave : Seminário integrado; Pesquisa; Autonomia.