SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Research scene in polytechnic high schools integrated seminarsEducation, research and extension in teacher training: lived in memories supervised internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ZANIN, Flavia Angela  and  LEMKE, Cibele Krause. Teoria multicultural em trabalhos acadêmicos e sua relação com as práticas pedagógicas. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.347-360. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422998.

O presente artigo tem por objetivo investigar como a teoria do multiculturalismo se apresenta em trabalhos acadêmicos disponíveis no Portal CAPES e a possível relação destes trabalhos com as práticas pedagógicas. Na primeira parte do trabalho efetuou-se uma revisão bibliográfica sistematizada, em seguida realizou-se uma busca com critérios de período, considerando o momento em que se afloram as discussões referentes ao o multiculturalismo no Brasil. E, por fim, foram analisados os trabalhos selecionados buscando respaldo em autores como Hall (2003), MacLaren (2000), Silva (2000), entre outros. Ainda que seja um tema já instituído no universo acadêmico, a análise revela que este assunto ainda merece ser mais pesquisado, sobretudo em relação à discussão do multiculturalismo e sua articulação às práticas pedagógicas, de modo que contribua para propiciar, a pesquisadores e professores, processos de reflexão que permitam construir uma educação mais justa e democrática.

Keywords : Diferença; Diversidade Cultural; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )