SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Panorama das pesquisas sobre seminário integrado no Ensino Médio PolitécnicoEnsino, pesquisa e extensão na formação docente: memórias vivenciadas no estágio supervisionado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ZANIN, Flavia Angela  e  LEMKE, Cibele Krause. Teoria multicultural em trabalhos acadêmicos e sua relação com as práticas pedagógicas. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.347-360. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422998.

O presente artigo tem por objetivo investigar como a teoria do multiculturalismo se apresenta em trabalhos acadêmicos disponíveis no Portal CAPES e a possível relação destes trabalhos com as práticas pedagógicas. Na primeira parte do trabalho efetuou-se uma revisão bibliográfica sistematizada, em seguida realizou-se uma busca com critérios de período, considerando o momento em que se afloram as discussões referentes ao o multiculturalismo no Brasil. E, por fim, foram analisados os trabalhos selecionados buscando respaldo em autores como Hall (2003), MacLaren (2000), Silva (2000), entre outros. Ainda que seja um tema já instituído no universo acadêmico, a análise revela que este assunto ainda merece ser mais pesquisado, sobretudo em relação à discussão do multiculturalismo e sua articulação às práticas pedagógicas, de modo que contribua para propiciar, a pesquisadores e professores, processos de reflexão que permitam construir uma educação mais justa e democrática.

Palavras-chave : Diferença; Diversidade Cultural; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )