SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Teoria multicultural em trabalhos acadêmicos e sua relação com as práticas pedagógicasAs competências como um modo de pensar a educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BORGES, Vilmar José  y  SANTOS, Sônia Maria dos. Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: memórias vivenciadas no estágio supervisionado. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.361-372. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423488.

O presente artigo visa socializar reflexões sobre processos de formação/ ação docente, tomando por referência a narrativa de professores atuantes na Educação Básica sobre metodologias de ensino desenvolvidas no cotidiano da sala de aula e consideradas positivas. Retrata pesquisa apoiada na história oral, desenvolvida por dois professores universitários, mediante a necessidade de superação da visão acrítica observada na maioria dos “futuros professores” relacionada ao Estágio Supervisionado. Os estagiários realizaram entrevistas orais com os professores atuantes em diferentes níveis e áreas do saber, acerca das metodologias de ensino; exposição de pôsteres divulgando as mesmas; e, ainda, realização de oficinas pedagógicas adaptando as diferentes metodologias à conteúdos da geografia escolar. A experiência metodológica se mostrou enriquecedora tanto para os professores, quanto para os alunos envolvidos.

Palabras clave : Estágio Supervisionado; História Oral; Formação Docente; Pesquisa e Extensão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )