SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: memórias vivenciadas no estágio supervisionadoCotidiano escolar e (des)respeito: o que dizem os livros de ocorrência escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ADAMS, Adair; DORNELES, Elizabeth Fontoura  e  LAUXEN, Sirlei Lourdes. As competências como um modo de pensar a educação. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.373-384. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422528.

O artigo trata sobre a relação entre competências e educação. Retoma aspectos históricos do uso do termo tomando como materialidade de análise a legislação educacional brasileira, a partir da LDB/1996. A perspectiva dos autores encaminha a discussão para a importância da formação por competências que não objetivem apenas capacidades para o saber fazer. Entendem a importância do modelo educacional por competências, desde que a importação do campo do trabalho traga para o da educação a integralidade: aprender a criar, a fazer e a gestar. Tomam, ainda, posição contrária à fragmentação presente na legislação analisada, o que fica evidente na descontinuidade do uso de competências em leis ou partes das leis referentes aos diferentes níveis de ensino. Defendem, assim, a educação para o ser situado em todas as dimensões do viver e conviver na sociedade contemporânea.

Palavras-chave : Competências; Educação; Formação Docente; Legislação; Modelo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )