SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2As competências como um modo de pensar a educaçãoAnsiedade e desempenho escolar no ensino fundamental I índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

GOETHEL, Elisiane Spencer Quevedo; CARDOSO, Priscila Carla  e  FONSECA, Débora Cristina. Cotidiano escolar e (des)respeito: o que dizem os livros de ocorrência escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.385-396. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424578.

Este artigo tem como objetivo discutir como o respeito e desrespeito aparecem no cotidiano escolar e são significados nas falas e nos registros dos educadores. Para tanto, foram analisados dados coletados nos Livros de Ocorrência Escolar (LOE). Trata-se de uma pesquisa documental de análise qualitativa, onde utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. A discussão teve como aporte teórico a teoria históricocultural. O estudo aponta a necessidade da compreensão de como se dá a construção do respeito por parte daqueles que atuam no ambiente escolar, bem como seu importante papel nesse processo, sem deixar de levar em consideração questões como cultura, autoridade e comprometimento com a garantia ao acesso do conhecimento.

Palavras-chave : Livro de Ocorrência Escolar; Respeito; Desrespeito; Cotidiano Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )