SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Cotidiano escolar e (des)respeito: o que dizem os livros de ocorrência escolarO escritor-escrevente no Educador extemporâneo: um jogo possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CUNHA, Neide de Brito; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales; SILVA, Thaísa Vilhena  e  OLIVEIRA, Antônio José Figueiredo. Ansiedade e desempenho escolar no ensino fundamental I. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.397-410. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422818.

Este estudo objetivou avaliar a ansiedade em alunos do Ensino Fundamental I e eventuais diferenças com relação ao sexo, idade, ano escolar, tipo de escola e desempenho acadêmico nas disciplinas de matemática e português. Nesta pesquisa de campo, foram avaliados 134 alunos de duas escolas, uma pública e outra particular do sul do Estado de Minas Gerais. Do total, 70 eram meninas e as idades variaram de 7 a 10 anos. Os estudantes estavam cursando do 2º ao 5º ano. Foi utilizado o Inventário de Ansiedade na Escola e as notas dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. Os resultados apontaram um nível médio de ansiedade escolar e não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na avaliação da ansiedade com relação às variáveis estudadas. Como há carência de pesquisas com as crianças quanto à ansiedade escolar nesse nível de ensino, considera-se importante avaliar outras amostras.

Palavras-chave : Ansiedade; Desempenho Acadêmico; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )