SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Anxiety and performance school in basic educationMetacognition in Problem-based Learning (PBL) groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

TORELLY, Gabriel  and  ZORDAN, Paola. O escritor-escrevente no Educador extemporâneo: um jogo possível. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.411-420. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422979.

O texto lança questões as quais não responde, a fim de pensar, com Barthes e Calvino, os problemas da linguagem nas formalizações da escrita educacional. Faz uso de A lógica do sentido, de Deleuze, para tratar a escrita como jogo atemporal e poético. Em sua tradução, os signos escreventes transportam os textos aos múltiplos papéis do escritor- autor, do escritor-escrevente, do escrevente-educador em busca das possibilidades da linguagem. O caráter monstruoso com que se reveste o texto literário frente à linguagem educativa instrumentadora, surge como força que transporta as palavras concretas aos devires autorais. Tais variações colocam em pauta uma ética dos signos que toma as aporias do neutro como mote para perguntas que, propositadamente, são mantidas em aberto.

Keywords : Educador; Linguagem; Paradoxo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )