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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

TORELLY, Gabriel  e  ZORDAN, Paola. O escritor-escrevente no Educador extemporâneo: um jogo possível. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.411-420. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422979.

O texto lança questões as quais não responde, a fim de pensar, com Barthes e Calvino, os problemas da linguagem nas formalizações da escrita educacional. Faz uso de A lógica do sentido, de Deleuze, para tratar a escrita como jogo atemporal e poético. Em sua tradução, os signos escreventes transportam os textos aos múltiplos papéis do escritor- autor, do escritor-escrevente, do escrevente-educador em busca das possibilidades da linguagem. O caráter monstruoso com que se reveste o texto literário frente à linguagem educativa instrumentadora, surge como força que transporta as palavras concretas aos devires autorais. Tais variações colocam em pauta uma ética dos signos que toma as aporias do neutro como mote para perguntas que, propositadamente, são mantidas em aberto.

Palavras-chave : Educador; Linguagem; Paradoxo.

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