SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2The writer-scriptor in the nontemporal Educator: a possible gameVisibility strategies and teacher actions on Twitter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

VARGAS, Adriana  and  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Metacognição em grupos de Problem-based Learning (PBL). Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.421-434. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424497.

Aprendizagem em grupo é um processo que envolve a mobilização de funções cognitivas e desenvolve competências necessárias no decorrer da vida. A Problem-based Learning (PBL), uma proposta de aprendizagem em grupo, enfatiza o desenvolvimento cognitivo e pode potencializar a metacognição. Objetivou-se responder as questões: 1) a PBL é uma metodologia que envolve o desenvolvimento da metacognição? 2) pode-se relacionar os estudos da metacognição no contexto grupal à PBL? Realizou-se o estado do conhecimento do tema, entre 2010 a 2015, contendo os termos metacognition e Problem-based Learning, no portal de periódicos da CAPES. Oito pesquisas foram selecionadas por descreverem evidências empíricas da metacognição em grupos de PBL. A PBL pode ser aplicada aos estudos de aprendizagem em grupo e metacognição, por mobilizar conhecimentos, a tomada de consciência e o autocontrole.

Keywords : Metacognição; Problem-based Learning; Aprendizagem em Grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )