SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Metacognição em grupos de Problem-based Learning (PBL)Dimensões da construção e execução do projeto político pedagógico: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTANA, Camila Lima Santana e  y  COUTO, Edvaldo Souza. Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.435-450. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422553.

O artigo resulta de uma pesquisa que analisou estratégias de visibilidade e ações docentes utilizadas por professores brasileiros no Twitter. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho netnográfico, realizado através de observação encoberta e análise de tweets de um grupo que possui conta ativa no Twitter. O argumento central é que a visibilidade no Twitter é um capital social forjado por meio das estratégias que os sujeitos instituem nos Sites de Redes Sociais. Esse capital é singular, considerando que estar ativamente na rede, opinando, tecendo considerações, compartilhando, constitui-se ação educativa e resulta em valorização social e econômica. O estudo conclui que a visibilidade mediada no Twitter é uma forma de alcançar valorização social na dimensão docente, pois alcançar visibilidade é acumular tipos de capital social, sendo, portanto, uma estratégia profissional.

Palabras clave : Tecnologia Educacional; Redes Sociais; Twitter; Visibilidade; Ação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )