SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Estratégias de visibilidade e ações docentes no TwitterTrabalho docente em sala de aula: interferências externas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CARDOSO JUNIOR, Hamilton Matos; BRITO, Priscilla Fabiane de; LUNAS, Divina Aparecida Leonel  y  SOUSA, Thiago Weslei de Almeida. Dimensões da construção e execução do projeto político pedagógico: um estudo de caso. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.451-466. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424745.

O Projeto Politico Pedagógico (PPP) é uma importante ferramenta, articulada a outras, para a construção da educação de qualidade. Deve englobar a comunidade, os alunos e o corpo de funcionários da escola. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Anápolis - Goiás. Seu objetivo é evidenciar como o PPP foi construído e aplicado na prática escolar da instituição. Para a realização deste trabalho, procedeu-se a alguns passos metodológicos, dentre eles: pesquisa bibliográfica; elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa e realização de trabalho de campo. Concluise com este estudo que a construção e execução do PPP enfrentam diferentes dificuldades, dentre elas: os prazos estabelecidos pelo Estado para sua elaboração e a dificuldade em despertar o interesse da comunidade escolar para a participação coletiva.

Palabras clave : Anápolis; Autogoverno; Documento; Elaboração.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )