SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Dimensões da construção e execução do projeto político pedagógico: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

VECCHIA, Solange Ana Dalla  e  CARVALHO, Ademar de Lima. Trabalho docente em sala de aula: interferências externas. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.467-480. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644426751.

Este artigo propõe uma reflexão sobre as diversas interferências que agentes externos causam sobre o trabalho docente. O objetivo é identificar e analisar situações que interferem na prática docente e no desenvolvimento da organização do trabalho pedagógico, a partir de observações, em sala de aula, das práticas pedagógicas de 05 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Sinop, Mato Grosso. A problemática que se insere nessa análise caracteriza-se por compreender tanto a importância da dinâmica escolar no desenvolvimento das práticas de ensino, bem como entender também a importância da organização e gestão escolar, na perspectiva de desenvolver um trabalho colaborativo entre os agentes educacionais, para a renovação na e da escola.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Interferências; Sala de Aula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )