SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Professional Communities for Learning: opportunities of professional development in the exclusion and rural diversitySchool now is another: the Program of American Brazilian Assistance to Elementary Education - PABAEE (1956 a 1964) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

RODRIGUES, Anderson Patrick  and  COELHO, Wilma de Nazaré Baia. Sociabilidades adolescentes na escola básica: estado da arte 2004-2013. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.521-534. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644426670.

Este artigo objetiva analisar o que dizem Teses e Dissertações sobre sociabilidades adolescentes na Escola Básica, defendidas em Progra mas de Pós-graduação brasileiros, entre 2004 e 2013. Para o tratamento das informações, recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin (2011) e como aporte metodológico recorreu-se a Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014) e Coelho (2015; 2016A, 2016B). Os resultados revelam que o estudo sobre as sociabilidades adolescentes neste período apresentam a violência como principal agente influenciador de sociabilidades entre adolescentes escolares, além de indicarem a escola como lugar de socia bilidades, logo passível de rearranjos nas relações de poder presentes na mesma, o que ratifica a importância sobre o estudo das sociabilidades adolescentes na Escola Básica.

Keywords : Educação; Sociabilidades Adolescentes; Escola Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )